A Rede de Bancos de Alimentos e seus Bancos Associados atendem 400 entidades no Brasil. São beneficiadas, todos os meses, aproximadamente 120.000 crianças, adolescentes, adultos e idosos, assistidos por creches, escolas, asilos, associações de bairros, lares de excepcionais e demais instituições que possuem função social e idoneidade comprovadas. É um trabalho extremamente criterioso e importante, do qual depende o sucesso de todo o projeto.
Para realização desse trabalho, os Bancos de Alimentos possuem cadastradas as entidades de suas localidades. Assistentes Sociais e Nutricionistas, também visitam as instituições a fim de conhecer a real necessidade de cada uma.
Os Bancos de Alimentos promovem encontros semanais com Instituições (creches, asilos, lares de excepcionais, etc.) beneficiadas com as doações do Banco. Somente o Banco de Alimentos de Porto Alegre, reúne semanalmente grupos de 25 representantes, gerando cerca de 40 reuniões anuais, realizadas com lideranças de aproximadamente de 800 entidades.
As reuniões têm o propósito de avaliar a qualidade dos serviços prestados, e principalmente medir o “impacto” da ação do Banco de Alimentos na comunidade. Estas reuniões objetivam além do estreitamento das relações das entidades entre si e com o Banco, também a identificação de problemas comuns, e assim, buscar boas soluções. Além de Dirigentes, participam Nutricionistas e Assistentes Sociais do Banco de Alimentos.